Matérias - primas da linha Estação Amazonia


Andiroba 

A Andiroba – de nhandi (óleo) e rob (amargo) – é uma árvore da família das meliáceas e ocorrem em toda a Bacia Amazônica. O óleo de andiroba apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular e outras) e inflamações corporais localizadas.

Em formulações de fitocosméticos o óleo de andiroba é usado na concentração de 2 a 5% em produtos de massoterapia, óleos corporais, cremes, hidratantes, xampus, condicionadores, loções e géis.

Aplicado em cremes e loções, o óleo de andiroba possui propriedades de amaciamento da pele e regeneração cutânea. Em xampus e condicionadores propicia o aumento da maciez, verificado pelo aumento da resistência da fibra quando exposto a esforços de penteabilidade

Indicação: todos os tipos de cabelo e pele.

O óleo de andiroba está presente em todos os produtos Estação Amazônia.

 

Açaí 

O Açaí é um fruto encontrado em várias regiões da Floresta Amazônica, muito rico em antioxidantes. Tem alto valor nutricional e energético. Rico em vitamina E, ajuda a combater os radicais livres. Nutre, melhora a elasticidade e prolonga hidratação.

 

Aroeira 

Óleo essencial de Aroeira é rico em mono e sesquiterpenos. Taninos, Resinas, Alcaloides, Flavonoides, Saponinas esteroidais, Esteroides, Triterpenos, cis-sabinol, p-cimeno, limoneno, simiarenol, alfa e beta pineno, delta-caroteno, alfa e beta felandreno, terechutona, por essas propriedades anti-inflamatórias preserva a pele de ferimentos localizados além amaciar e hidratar a pele.

 

Banana 

Com propriedades emolientes, amacia, hidrata e nutre a pele, além de aromatizante.

 

Castanha do Pará 


A castanheira é uma árvore muito grande, com altura entre 30 e 50 metros e até 2 metros de diâmetro. Em xampus e condicionadores, o óleo extraído da Castanha do Pará ajuda a restaurar os cabelos danificados, proporcionando hidratação, brilho, maciez e sedosidade.

Indicação: cabelos normais.


Copaíba 

A Copaíba ocorre em matas de terras firmes, solos argilosos e arenosos de todos os Estados da região Amazônica. Em fitocosméticos o óleo de Copaíba é específico para pele e cabelos oleosos, controlando a oleosidade excessiva do couro cabeludo, e protegendo o aparecimento da seborreia além de atuar como anti-inflamatório sobre as irritações do coro cabeludo.

Indicação: pele e cabelos oleosos


Cupuaçu 

O Cupuaçu é uma árvore natural da floresta Amazônica e que cresce em locais de terra firme, podendo alcançar até 20m de altura. A Manteiga de Cupuaçu contém importantes repositores da barreira lipídica da pele, minimizando o ressecamento e a desidratação. Em xampus em condicionadores proporciona uma significativa hidratação da fibra capilar, resultando em um melhor condicionamento. Já em hidratantes corporais, além do agradável toque sedoso e não oleoso, proporciona uma excelente hidratação cutânea.

Manteiga de Cupuaçu é um produto natural de excelente qualidade podendo ser utilizado em formulações diversas para as áreas cosmética e farmacêutica. Realça os benefícios de qualquer produto para o cuidado da pele e cabelo, como cremes e loções, batons, óleos para banho, condicionadores e máscaras capilares , emulsões após barba, sticks e desodorantes cremosos, protetores solares, etc.

Concentração indicada de aplicação à partir de 3%

Indicação: pele e cabelo secos;

 

Erva-Doce 

O anetol é um de suas substancias ativas é também responsável pela propriedade aromatizante e inseticida. Proporciona a pele a sensação de frescor e pele limpa e macia.

 

Laranja 

Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer. Laranja: Rica em vitamina C, é energizante, laxante e previne infecções. Aromatiza e hidrata, protege e refresca sua pele.

 

Limão 

O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males. Desodoriza, refresca e hidrata a sua pele.

 

Manga 

Suas propriedades ajudam a renovar a camada queratinizada do fio de cabelo, proporcionando brilho e melhorando a textura e volume dos cabelos. A manga: Purifica o sangue e é boa para a pele. Ajuda no tratamento da acne.


Maracujá 

Diminui a oleosidade excessiva e possui propriedades calmantes, refrescantes e hidratantes do maracujá, perfuma a pele proporcionando uma sensação de relaxamento

 

Mel 

O mel devido suas propriedades adstringentes proporciona volume e brilho aos cabelos. Revitaliza, hidrata e nutre a pele.

 

Morango 

Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.

Em fitocosmético suas propriedades além de aromatizantes amacia e hidrata a pele, pode ser usado em pele seca e sensível.


Murumuru 

O Murumuru é uma palmeira da Amazônia e seu tronco pode chegar a 6 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro, cheios de espinhos negros e afiados. A manteiga de Murumuru é rica em ácidos láurico, mirístico e oleico. Devido a sua composição graxa, proporciona nutrição, ação emoliente e hidratação à pele e ao cabelo.

Indicação: pele seca, cabelos secos e crespos.


Pitanga 

Ajuda a manter o condicionamento dos cabelos, protegendo contra a agressão do dia-a-dia e, consequentemente, dando mais brilho à fibra

 

Ucuúba 

Árvore que tem seu nome originado da língua indígena que significa ucu (graxa) e uba (árvore).

As principais propriedades da manteiga de Ucuúba relacionadas com cosméticos são: cicatrizante, anti-séptica, hidratante (alta capacidade de penetração na pele) e revitalizante, devido ao poder renovador celular fantástico de seus fitoativos.

Por isso é indicada em formulações para tratamento de peles sensíveis, que necessitam de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica ou para cuidar das rachaduras nos pés em particular nos calcanhares com resultados efetivos na hidratação de áreas ressecadas.

Outras aplicações da manteiga de ucuúba é em cremes para hidratação corporal (hidratante e emoliente).

Indicação: Todos os tipos de pele.